O Google anunciou que em julho de 2023, o Universal Analytics deixará de processar novos hits, efetivamente encerrando a plataforma. Em seu lugar está o já disponível Google Analytics 4 (conhecido como GA4), a mais nova geração da solução de medição analítica do Google.
Nos últimos anos, grandes mudanças no ambiente digital significaram que era hora de uma reformulação do Google Analytics. Etapa no GA4. Desenvolvido para o cenário de negócios do futuro, o GA4 oferece uma solução mais robusta para os pivôs da legislação e mudança de comportamento do consumidor que o mercado digital passou nos últimos anos.
O que o GA4 oferece?
Tanto a demanda do consumidor quanto as mudanças legislativas significaram que estamos tendo que dizer adeus ao cookie, um aumento no comportamento do usuário privado (jardins murados) e os desafios resultantes na coleta de informações comerciais vitais. Além de a plataforma oferecer a coleta e análise de dados mais abrangentes que o Google já conseguiu fornecer, o GA4 preenche essas lacunas abordando vários problemas:
1. Amplia o escopo da coleta de dados.
A integração nativa de métricas de várias plataformas significa que, com o GA4, os usuários podem obter uma visão unificada da coleta e do desempenho. Com nomenclatura padronizada automática e relatórios pré-criados baseados em aprendizado de máquina, insights integrados podem ser coletados com apenas alguns cliques do mouse.
2. Oferece uma exploração mais ágil de dados .
Embora o GA 4 precise integrar relatórios pré-criados, ele se destaca de seus antecessores, pois faz isso para criar novos relatórios em tempo real. Essa nova funcionalidade de exploração de dados tornará a análise e a descoberta de dados mais facilmente compreensíveis e os relatórios mais responsivos à consulta. Enquanto isso, o Data Studio organiza as saídas do GA4 como um painel e uma ferramenta de compartilhamento, e as camadas do BigQuery por cima como um mecanismo de análise avançado.
3. Possui recursos de integração robustos
Além dos recursos de dados e relatórios que ele oferece, o GA4 funciona como um hub entre dados e ferramentas de ativação. Já vinculado ao Data Studio, BigQuery, DV360 e outras ferramentas, integrações adicionais também estão no roteiro à medida que a plataforma evolui.
4 . Ele permite a filtragem de dados de privacidade .
O GA4 simplificou a eliminação da coleta de dados injustificada e foi desenvolvido para atender às necessidades de um futuro sem cookies, centralizando o papel do User ID, essencial na era do consumidor consciente da privacidade.
5. Centraliza o papel do público
Ao repensar o sistema de audiência, o Google reestruturou a integração com suas outras ferramentas para ser ainda mais centrada na ativação. O sistema de criação de audiência, uma pedra angular e um link direto com as ferramentas de publicidade do Google, agora é mais ajustável, pois o GA4 foi projetado para uso mais flexível e centrado na mídia.
6. Oferece uma nova estrutura de coleta
A estrutura de coleta do GA4 é centrada em eventos, permitindo feedback multicontextual sobre o comportamento do usuário, muito além de simplesmente analisar dados comportamentais básicos da Web ou do aplicativo.