Depois de começar a rastrear seu site ou aplicativos no Google Analytics 4 , você provavelmente desejará criar relatórios e dashboards personalizados usando seus dados do GA4. Esses relatórios podem servir como uma comparação entre o GA4 e o Universal Analytics durante a execução paralela e, eventualmente, se tornar sua fonte de verdade quando você migrar totalmente para o GA4.
No Google Data Studio, você notará que a conexão com o GA4 é um pouco diferente da conexão com o UA. Usando o conector integrado do Google Analytics, você se conectará ao GA4 no nível da propriedade, pois não há visualizações no GA4. Você verá então um esquema de dados que pode parecer desconhecido para você, especialmente se estiver acostumado a usar dados do UA no Data Studio. O GA4 usa um modelo de dados baseado em eventos distinto do UA e, como resultado, as dimensões e métricas disponíveis também são diferentes.
Para comparar entre UA e GA4 e eventualmente migrar, você precisará entender como traduzir entre esses dois modelos de dados diferentes. E é para isso que estamos aqui! No restante desta postagem, explicaremos como replicar algumas das métricas e dimensões mais comuns do UA para o GA4.
Como gerar relatórios no GA4 no Data Studio
Público
Vamos começar com o conjunto de métricas do GA mais usado: a visão geral do público-alvo. Não recomendamos usar essas métricas como suas principais medidas de sucesso, mas elas podem fornecer uma imagem de alto nível da atividade em seu site.
As primeiras seis métricas são diretas e estão disponíveis por padrão ou por meio de um cálculo simples:
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Users | Total users |
New Users | New users |
Sessions | Sessions |
Number of Sessions per User | Sessions per user |
Pageviews | Views |
Pages / Session | Calculate as: Views / Sessions |
Os dois últimos, Avg. Session Duration e Bounce rate(taxa de rejeição), não mapeiam diretamente para o GA4. Sim, isso mesmo, não há taxa de rejeição no GA4! Em vez disso, o GA4 rastreia automaticamente uma medida de engajamento , que é muito mais sofisticada do que a taxa de rejeição já foi. Isso leva a medidas de sessões engajadas, taxa de engajamento e tempo de engajamento.
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Avg. Session Duration | Calculate Avg. Engagement Time as: User engagement / Sessions |
Bounce Rate | Engagement rate |
Aquisição
As dimensões de origem de tráfego padrão estão disponíveis no GA4 da seguinte forma:
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Default Channel Grouping | Session default channel grouping |
Campaign | Session campaign |
Medium | Session medium |
Source | Session source |
Comportamento
Como o GA4 foi desenvolvido para permitir a medição em sites e aplicativos para dispositivos móveis, agora é mais fácil gerar relatórios sobre páginas da Web e telas de aplicativos juntos. Em contraste, páginas e visualizações de página são um conceito distinto de telas e visualizações de tela no modelo de dados do UA.
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Page Title Screen Name |
Page title and screen name |
Pageviews Screenviews |
Views |
Event Category Event Action Event Label |
Event name Custom dimensions |
Total Events | Event count |
Observe que, além da dimensão combinada de título da página e nome de tela , ainda há dimensões específicas da Web separadas para nome do host, caminho da página e título da página.
Conversões
O conceito de metas do UA foi substituído por conversões no GA4. Uma conversão é apenas um evento específico que foi ativado com um sinalizador de “conversão” na sua propriedade do GA4. Para gerar relatórios sobre conversões no Data Studio, use a dimensão Nome do evento junto com a métrica Conversões . Para visualizar apenas um evento de conversão específico (por exemplo, em um scorecard), aplique um filtro ao gráfico usando o nome do evento.
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Goal XX Completions | Conversions filtered by Event name |
Goal XX Conversion Rate | Use data blending to calculate: Conversions filtered by Event name / Sessions |
Esperamos que isso dê a você uma vantagem inicial na criação de um dashboard no Data Studio para sua propriedade do GA4.