A coleta de dados no Google Analytics é muito simples, mas não entender totalmente o “escopo” de suas métricas e dimensões pode causar problemas.
Visitas tornaram-se sessões, visitantes tornaram-se usuários … Isso se refere à aparência externa ou ao nome dessas métricas, mas o modelo de dados interno relacionado ao “escopo” permaneceu o mesmo nos últimos anos.
Vamos começar examinando os blocos de construção dos relatórios do Google Analytics:
Métricas e dimensões
Métricas e dimensões são os blocos de construção dos relatórios do Google Analytics.
Essas definições ajudam você a distinguir entre os dois no Google Analytics:
- Uma dimensão é uma característica de um objeto que pode receber diferentes valores -> uma dimensão descreve os dados
- Uma métrica é um elemento individual de uma dimensão que pode ser medido como uma soma ou proporção -> uma métrica mede dados
Aqui está um relatório rápido do Google Analytics:
Este relatório consiste em:
- Duas dimensões : meio e país.
- Três métricas: sessões,{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} de novas sessões e novos usuários.
Definição de escopo e quatro tipos
O Google Analytics coleta e apresenta dados de uma determinada maneira. É a isso que se refere o escopo.
Métricas e dimensões são limitadas a um escopo, então você precisa alinhar o escopo de uma métrica com o escopo de uma dimensão.
Existem algumas coisas que podem acontecer quando você não combina o escopo de uma métrica e dimensão.
Na maioria das vezes, tudo se resume a uma destas coisas:
- O relatório não retorna nenhum dado.
- O relatório retorna dados imprecisos.
Em geral, você evita problemas ao trabalhar com relatórios padrão.
No entanto, você precisa estar totalmente ciente do escopo ao trabalhar com relatórios personalizados, tabelas personalizadas e segmentos .
Tipos de escopo
Aqui estão quatro maneiras que o Google Analytics usa para dimensionar dimensões e métricas:
- Usuário : agregação de sessões do usuário e todos os acessos (pageviews) coletados.
- Sessão : agregação de hits de um usuário durante uma sessão.
- Hit : captura cada hit ou exibição de página durante uma sessão.
- Produto : aplica-se apenas a sites onde o comércio eletrônico avançado está ativado. Mostra dados relacionados ao produto.
Vamos mergulhar em cada um deles com mais detalhes agora.
Escopo do usuário
Os dados no nível do usuário são coletados no Google Analytics com o chamado ID do cliente. Esteja ciente de que, em muitos casos, o ID do cliente muda (ou fica invisível):
- Exclusão automática de cookies no Safari.
- Limpando cookies.
- Usando navegadores diferentes.
- Usando dispositivos diferentes.
- Usando navegação anônima / privada.
Os cookies estão alinhados com os navegadores e não (sempre) com as pessoas.
Exemplo:
“Você navega na Google Merchandise Store na quarta-feira pelo iPhone, mas decide comprar no desktop um dia depois.”
Nesse caso, o Google Analytics registrará dois usuários e duas sessões.
No entanto, em geral, você pode dizer que todas as métricas e dimensões relacionadas à jornada do usuário são “definidas” no nível do usuário.
Usuário – exemplos de dimensão
- Tipo de usuário
- Contagem de Sessões
- Dias desde a última sessão
Usuário – exemplos de métricas
- Comercial
- Novos usuários
- Número de sessões por usuário
Escopo da Sessão
Sua sessão está relacionada a uma única visita ao site. Nesta seção, o Google Analytics monitora seus hits (eventos, visualizações de página, transações).
Isso é completamente diferente da jornada do usuário, pois se refere apenas a uma das sessões de um usuário.
Sessão – exemplos de dimensão
- Fonte
- Médio
- Duração da sessão (intervalo)
Sessão – exemplos de métricas
- Bounces
- Taxa de rejeição
- Duração da Sessão
Hit Scope
Qualquer página que você explorar ou qualquer interação que você acionar durante a jornada do usuário é registrada como um hit.
Os acessos são compostos por visualizações de página, eventos e transações.
Hit – exemplos de dimensão
- Página
- nome de anfitrião
- Ação do Evento
Hit – exemplos de métricas
- Visualização de página
- Tempo na página
- Eventos Únicos
Escopo do Produto
As dimensões e métricas do escopo do produto se aplicam apenas a sites que implementaram o comércio eletrônico avançado. Na maioria dos casos, eles se referem ao processo de compra em seu site.
Produto – exemplos de dimensão
- SKU do produto
- Categoria de Produto
- Variante de Produto
Produto – exemplos de métricas
- Visualizações de detalhes do produto
- Receita do Produto
- Reembolsos de produtos
Dimensões e métricas personalizadas
Até agora, discutimos apenas métricas e dimensões que estão disponíveis no Google Analytics.
O ótimo é que você pode estender seu conjunto de métricas e dimensões padrão com muitas outras personalizadas.
- Versão gratuita do Google Analytics: 20 métricas personalizadas e 20 dimensões personalizadas.
- Google Analytics 360: 200 métricas personalizadas e 200 dimensões personalizadas.
Você pode enriquecer seus dados do Google Analytics com muitos outros pontos de dados.
É muito importante considerar o escopo ao implementar cada uma de suas dimensões personalizadas.
As métricas personalizadas vêm com apenas dois “escopos”:
- Nível de acerto.
- Nível do produto.
Espero que agora você compreenda a lógica e os pensamentos por trás do escopo no Google Analytics. Vamos mergulhar nos erros comuns ao combinar métricas e dimensões no Google Analytics.
Erros comuns
Aqui estão três exemplos de problemas de escopo que frequentemente ocorre.
Nº 1: Página e Sessões
A dimensão “página” tem um escopo no nível do hit combinado com a métrica “sessões” (escopo no nível da sessão).
Ao mostrar sessões por página, na verdade está sendo exibido por páginas de destino.
Página e Sessões
Página de destino e sessões
É um pouco confuso porque o Google Analytics ainda exibe dados ao combinar “Página” e “Sessões”. Seria ótimo se eles avisassem você no futuro ao combinar um conjunto inválido de métricas e dimensões.
Nº 2: segmentos de usuário, sessão e nível de hit
Este é provavelmente o mais difícil de entender, mas muito importante ao trabalhar com dados do Google Analytics.
No Google Analytics, você pode configurar segmentos no nível da sessão e do usuário . Além disso, com alguns ajustes, você também pode definir um segmento com escopo de acertos !
Aqui estão três exemplos com uma descrição rápida abaixo de cada um deles.
Usuário: clientes profissionais
- Segmento de clientes Pro, definido no nível do usuário.
- Aplique este segmento a um dos relatórios para analisar o comportamento dos Clientes Pro em todas as sessões no período de tempo selecionado.
Sessão: Segmento de Comprimento de Consulta
- Segmento de comprimento de consulta, definido no nível da sessão.
- Aplique este segmento a um dos relatórios para analisar o comportamento dos visitantes nas sessões do AdWords geradas por consultas de duas palavras.
Hit: comércio eletrônico avançado – adicionar ao carrinho – segmento
- Adicionar ao segmento do carrinho, definido no nível do hit (e da sessão).
- Aplique este segmento a um dos relatórios para analisar o comportamento dos visitantes nas sessões em que os óculos de sol do Google são adicionados ao carrinho.
Os segmentos sequenciais permitem que você configure segmentos no nível do hit em uma sessão ou no nível do usuário, incrivelmente poderosos e não usados com frequência!
Pensamentos Finais
Agora você deve ter um melhor entendimento da importância do escopo e como pode aplicá-lo à sua situação e aos seus dados. E entender como o Google Analytics coleta, processa e apresenta dados é uma habilidade crucial.
Interpretar erroneamente ou configurar incorretamente o escopo em suas dimensões e métricas personalizadas afeta negativamente seus relatórios e análises.
Não seria a primeira vez que alguém interpreta erroneamente os dados e toma a decisão de negócios errada devido a problemas de escopo.