Quando as planilhas do Excel não são suficientes para conectar os pontos e não há possibilidade de envolver analistas na construção de relatórios, softwares e ferramentas de visualização de dados vêm em seu socorro.
O que é visualização de dados?
A definição de visualização de dados é a representação visual de seus dados. Com a ajuda de gráficos, mapas e outros elementos gráficos, essas ferramentas fornecem uma maneira simples e compreensível de ver claramente e descobrir facilmente percepções e padrões em seus dados.
Por que precisamos de visualização de dados?
Se você quiser que sua postagem no Facebook seja lida pelo maior número de pessoas possível, o que você fará? Você adicionará um visual interessante. Este truque também funciona perfeitamente com relatórios. Os visuais baseados em dados atraem mais atenção, são mais fáceis de entender e ajudam a transmitir sua mensagem ao público rapidamente. Com a ajuda de gráficos descritivos e painéis, até mesmo informações difíceis podem ser claras e compreensíveis. Por que é que? A maioria das pessoas são aprendizes visuais. Portanto, se você deseja que a maioria de seus parceiros, colegas e clientes possa interagir com seus dados, você deve transformar gráficos enfadonhos em belos gráficos. Aqui estão alguns números dignos de nota, com base em pesquisas, que confirmam a importância da visualização:
- As pessoas obtêm 90{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} das informações sobre seu ambiente através dos olhos.
- 50{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} dos neurônios cerebrais participam do processamento visual de dados.
- As imagens aumentam a vontade de ler um texto em até 80{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be}.
- As pessoas se lembram de 10{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} do que ouvem, 20{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} do que lêem e 80{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} do que veem.
- Se um folheto informativo não contiver ilustrações de dados, as pessoas se lembrarão de 70{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} das informações. Com fotos adicionadas, eles se lembrarão de até 95{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be}.
As vantagens e benefícios de uma boa visualização de dados
A visualização relevante traz muitas vantagens para o seu negócio:
- Tomada de decisão rápida. Resumir os dados é fácil e rápido com gráficos, que permitem que você veja rapidamente que uma coluna ou ponto de contato é mais alto do que outros, sem consultar várias páginas de estatísticas em Planilhas Google ou Excel.
- Mais pessoas envolvidas. A maioria das pessoas é melhor em perceber e lembrar as informações apresentadas visualmente.
- Maior grau de envolvimento. Gráficos bonitos e brilhantes com mensagens claras atraem a atenção dos leitores.
- Melhor entendimento. Relatórios perfeitos são transparentes não apenas para especialistas técnicos, analistas e cientistas de dados, mas também para CMOs e CEOs, e ajudam cada um dos trabalhadores a tomar decisões em sua área de responsabilidade.
Princípios de visualização de dados de sucesso
A primeira coisa a fazer antes de criar qualquer gráfico é verificar a precisão e a consistência de todas as informações. Por exemplo, se o fator de escala é 800{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be}, enquanto a média é 120-130{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be}, você deve verificar de onde vem esse número. Talvez seja algum tipo de outlier que você precisa excluir do gráfico para não distorcer o quadro geral: 800{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} minimiza a diferença entre 120{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} e 130{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be}. Esse tipo de dado remoto em um relatório pode levar a uma decisão incorreta. Na vida real, estamos acostumados com o fato de que a mensagem certa deve ser entregue à pessoa certa no momento certo. Existem três princípios semelhantes para visualização:
- Escolha o gráfico certo dependendo do seu objetivo.
- Confirme se a mensagem do seu gráfico é adequada ao público.
- Use um design apropriado para o gráfico.
Se sua mensagem for oportuna, mas o gráfico não for dinâmico ou houver uma visão incorreta ou um design difícil, você não obterá o resultado que esperava.
Tipos de gráficos e como escolher
Se você escolher o gráfico errado, seus leitores ficarão confusos ou interpretarão os resultados incorretamente. É por isso que, antes de criar um gráfico, é importante decidir quais dados você deseja visualizar e com que propósito:
- Para comparar diferentes pontos de dados
- Para mostrar a distribuição de dados: por exemplo, quais pontos de dados são frequentes e quais não são
- Para mostrar a estrutura de algo com a ajuda de dados
- Para seguir as conexões entre os pontos de dados
Vamos dar uma olhada nos tipos de gráficos mais populares e nas metas que eles podem ajudar você a alcançar.
1. Gráfico de linha
Um gráfico de linha mostra como uma ou mais variáveis mudam nos pontos de dados. Esse tipo de gráfico é útil para comparar as alterações nos conjuntos de dados ao longo do tempo – por exemplo, estatísticas de tráfego para três páginas de aterrissagem por mês durante um período de um ano.
2. Gráfico de barras
O gráfico de barras é outro diagrama perfeitamente adequado para comparar conjuntos de dados. Os gráficos de barras horizontais são freqüentemente usados quando você precisa comparar muitos conjuntos de dados ou para enfatizar visualmente a vantagem distinta de um dos conjuntos de dados. Os gráficos de barras verticais exibem como os pontos de dados mudam ao longo do tempo – por exemplo, como o lucro anual da empresa mudou nos últimos anos.
3. Histograma
Um histograma é frequentemente confundido com um gráfico de barras devido às semelhanças visuais, mas os objetivos desses gráficos são diferentes. Um histograma mostra a distribuição de um conjunto de dados em um intervalo contínuo ou um período de tempo definido. No eixo vertical deste gráfico, você pode ver a frequência, enquanto no horizontal, você pode ver os intervalos de tempo.
Ao contrário de um histograma, um gráfico de barras não mostra nenhum intervalo contínuo; cada coluna exibe uma categoria própria. É mais fácil demonstrar o número de compras em anos diferentes com a ajuda de um gráfico de barras. Se você quiser saber os valores do pedido ($ 10–100, $ 101–200, $ 201–300, etc.) de compras, é melhor escolher um histograma.
4. Gráfico de pizza
O gráfico de pizza exibe as ações de cada valor em um conjunto de dados. É usado para mostrar os componentes de qualquer conjunto de dados. Por exemplo, que porcentagem das vendas gerais é atribuída a cada categoria de produto?
5. Gráfico de dispersão
O gráfico de dispersão mostra a conexão entre os pontos de dados. Por exemplo, com a ajuda de um gráfico de dispersão, você pode descobrir como a taxa de conversão muda dependendo do tamanho do desconto do produto.
6. Gráfico de bolhas
Este é um gráfico interessante que permite comparar dois parâmetros por meio de um terceiro. Vamos pegar a taxa de conversão e o tamanho do desconto do exemplo anterior, adicionar a eles a receita (indicada pelo tamanho do círculo) e obteremos algo como o gráfico a seguir.
Olhando para este gráfico, é fácil perceber que produtos com desconto de 30{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} têm a maior taxa de conversão, enquanto produtos sem desconto ou com desconto de 5{6fe806ed0149b39de755432bb5e5be210830c855186440c904e927e4b30be9be} geram mais receita.
7. Geografia
O gráfico geográfico é simples. É usado quando você precisa demonstrar uma certa distribuição entre regiões, países e continentes.
Mencionamos alguns dos gráficos mais populares, mas não todos eles. Você pode encontrar outros tipos de gráficos no Catálogo de Visualização de Dados. Além disso, recomendamos este infográfico útil que o ajudará a escolher o tipo certo de gráfico para seus objetivos.
O uso correto de recursos visuais
A segunda coisa importante que você deve levar em consideração ao trabalhar com a visualização é escolher a mensagem certa para o público. As informações sobre as quais você fala em um relatório devem ser familiares e claras para seus leitores.
Aqui está um gráfico que recebeu o prestigiado Prêmio de Jornalismo de Dados. Para as pessoas que não estão familiarizadas com o contexto da história, este gráfico parece uma imagem feita por uma criança de três anos. Porém, quando você descobrir um pouco mais sobre ele, poderá ver a enorme quantidade de trabalhos realizados por seus autores.
Charles Seife e Peter Aldhous, editores do Buzzfeed News, usaram a linguagem R para visualizar dados de voo obtidos por agentes do FBI e DHS como parte da vigilância aérea. Especificamente, este gráfico mostra voos acima da casa e da mesquita dos responsáveis pelo tiroteio em dezembro de 2015 em San Bernardino, Califórnia.
Ao escolher os parâmetros que deseja visualizar em um gráfico, você deve confirmar se eles podem ser combinados. Algumas combinações simplesmente não são lógicas, embora à primeira vista as informações se correlacionem perfeitamente. Aqui está um exemplo de tal gráfico com uma correlação defeituosa. Mostra que o número de pessoas que se afogaram ao cair em uma piscina está correlacionado ao número de filmes de Nicolas Cage.
As próximas coisas que você deve levar em consideração ao criar um gráfico são a escala e o escopo. As pessoas estão acostumadas com o fato de que as medições nos eixos começam de baixo e da esquerda. Se você mudar a direção da medição, isso confundirá um público desatento. Embora devamos mencionar que a reversão da medida é possível quando usada como uma manobra tática, como neste exemplo:
À primeira vista, pode parecer que o número de homicídios cometidos com arma de fogo vem diminuindo ao longo dos anos. Na verdade, é o oposto, já que a escala começa do topo. Talvez o autor do gráfico tenha feito isso de propósito para diminuir a resposta negativa aos resultados mostrados.
Uma escala adequada também torna seu gráfico mais claro. Se um relatório mostra pontos de dados que estão muito próximos e você não consegue ver nenhum movimento, tente alterar a escala. Comece as medições não do zero ou divida a escala em partes menores e a imagem ficará clara.
Antes de fornecer um relatório aos usuários finais, certifique-se de que o gráfico carregue rapidamente. O carregamento lento mata todos os seus esforços. Por exemplo, se você estiver visualizando dados no Planilhas Google, provavelmente seus dados estão armazenados na mesma página ou na página seguinte e não vêm de uma fonte de terceiros. Mas quando você cria um relatório no Data Studio, os dados são importados de outro lugar. Nesse caso, você deve prestar atenção à acessibilidade da fonte e à taxa de fluxo de dados. Caso contrário, você verá uma imagem de aparência triste quando houver um modelo de gráfico, mas os dados não foram carregados.
O design certo
O design de seu gráfico deve sempre seguir o princípio da simplicidade. Se você tiver que preparar um relatório padrão, não há necessidade de enfeitá-lo. Evite quaisquer elementos extras que apenas bagunçam o gráfico: diferentes cores e estruturas, volume 3D, sombras, gradientes, etc.
Quanto mais simples for um gráfico, mais fácil será para os leitores compreenderem as informações que você deseja compartilhar.
Não torne suas visualizações muito pequenas e não coloque todos os gráficos na mesma página do painel. É considerado um estilo ruim usar mais de três tipos de gráficos em um slide ou na mesma página do painel. Se você realmente precisa de tantos tipos de gráfico, coloque-os em páginas diferentes para que seja fácil entendê-los.
Não tenha medo de experimentar. Se você tiver uma tarefa fora do padrão, talvez sua solução também deva ser fora do padrão. No infográfico abaixo, podemos ver os padrões de movimento das asas de diferentes animais. A visualização dinâmica é totalmente relevante.