Neste post vou mostrar a ferramenta Data Studio e ver 6 técnicas para dominar para criar relatórios de dashboard usando esta ferramenta:
1. Trabalhando com páginas
As páginas permitem que você exiba vários relatórios de painel em um único relatório do Data Studio. Eles são úteis e simples de implementar no Data Studio.
Você pode usar páginas para detalhar seus dados, começando com uma planilha de resumo geral e entrando em detalhes mais específicos nas planilhas subsequentes.
Existem dois menus para trabalhar com páginas, um na barra de ferramentas principal:
e um no widget de controle de página no canto superior esquerdo do seu painel:
O menu da barra de ferramentas é mais extenso, mas ambos permitem que você navegue pelas suas páginas e adicione novas. O menu principal da barra de ferramentas permite duplicar páginas, um recurso útil se você configurar a primeira página com seus estilos de relatório, que podem ser facilmente replicados.
A opção “Configurações da página atual” permite especificar a fonte de dados (consulte o ponto 2 abaixo) para a página e controlar o esquema de cores do plano de fundo:
2. Adicionando e filtrando dados no nível da página
Você pode especificar fontes de dados em nível de página, em vez de individualmente para cada gráfico (embora isso também seja perfeitamente aceitável). A vantagem dessa abordagem no nível da página é que você pode aplicar filtros que serão implementados em todos os gráficos dessa página.
Por exemplo, neste GIF, adiciono minha fonte de dados da Web e a restrinjo apenas a dados para o “iPhone” criando um filtro na dimensão Modelo de dispositivo móvel:
Se você usa filtros de nível de página, mas deseja adicionar um gráfico de scorecard de KPI em dados não filtrados, pode alternar a opção “Herdar Filtros” na parte inferior das opções de gráfico atuais na barra lateral. Isso removerá o filtro de nível de página somente desse gráfico específico. O GIF a seguir mostra essa alternância:
Este é exatamente o mesmo filtro de nível de página que apliquei ao criar o painel de desempenho móvel:
3. Adicionando filtros de intervalo de datas
O filtro Intervalo de datas é encontrado na posição superior direita da barra de ferramentas principal:
e o filtro Intervalo de datas é o primeiro desses dois ícones:
O filtro de intervalo de datas é adicionado selecionando esse ícone e arrastando uma forma em seu relatório para onde você deseja que o filtro de datas vá. Por padrão, o filtro será aplicado a todos os gráficos, tabelas e scorecards da sua página.
E se você não quiser esse comportamento? Bem, você pode restringir um filtro de data para funcionar apenas com um único gráfico ou apenas com gráficos selecionados específicos.
Ao agrupar os elementos do gráfico com o filtro Intervalo de datas, destacando-os todos ao mesmo tempo, o filtro será aplicado apenas aos elementos agrupados. Você agrupa os elementos selecionando todos eles, clicando com o botão direito do mouse e selecionando “Group”, ou indo até o menu Arrange e selecionando “Group”, ou pressionando Command + G, ⌘G
.
O GIF a seguir mostra esse processo:
Antes de agrupar os elementos principais, o filtro de data é aplicado a ambos os gráficos. No entanto, depois de agrupar o gráfico superior e o filtro de data, só então é aplicado a esse gráfico superior. O gráfico inferior permanece inalterado mesmo que o filtro seja alterado.
4. Adicionando controles de filtro
A opção Filter Control é o ícone final da barra de ferramentas principal , o segundo dos dois ícones destacados aqui:
Um Controle de Filtro é um controle para o usuário restringir os dados a serem exibidos nos gráficos do relatório. No exemplo abaixo, mostrarei como adicionar um controle de filtro para a categoria de dispositivo, para que um usuário possa selecionar dados de desktop, tablet e/ou celular no relatório.
Os controles de filtro são adicionados da mesma forma que um filtro de data, selecionando o ícone e arrastando a forma necessária em seu relatório.
Há opções de menu “Dados” e “Estilo” adicionadas à barra lateral, como segue:
Adicionei os números vermelhos para destacar alguns dos recursos específicos, primeiro no menu Dados:
1. A fonte de dados – você pode editar isso, se necessário, mas deve ser o mesmo padrão da configuração da sua página, que é provavelmente o que você deseja.
2. A Dimensão do seu Filtro de Controle, ou seja, a dimensão que é apresentada ao usuário como uma escolha e restringirá os dados exibidos em seus gráficos e relatórios. Neste exemplo, eu escolhi “Categoria do dispositivo”, que permitirá ao usuário selecionar dados de Desktop, Tablet e/ou Celular no relatório.
3. A métrica a ser exibida. IMHO, não é algo que eu realmente queira ver no meu filtro, então desmarquei este item.
4. A ordem de classificação e o número de opções a serem exibidas. Nesse caso, as opções no meu controle de filtro serão classificadas da maior para a menor, por número de sessões. Então o desktop vem no topo porque teve o maior número de sessões.
No menu Estilos:
5. A caixa de seleção para tornar o Filtro de Controle expansível ou não. Em geral, você provavelmente desejará configurar isso para ser expansível, a menos que tenha apenas um número muito pequeno de opções no controle.
As opções restantes no menu Estilo são formatação para coisas como bordas e planos de fundo, então fique à vontade para explorar.
Assim como o filtro de intervalo de datas, o filtro de controle é aplicado a todos os elementos do gráfico em uma página com base na mesma fonte de dados, portanto, se você deseja aplicar apenas a elementos selecionados, precisará agrupá-los (veja acima).
5. Elementos no nível do relatório x no nível da página
Para relatórios com várias páginas, qualquer elemento em seu relatório pode ser definido como nível de relatório ou nível de página. Os elementos no nível do relatório são duplicados em todas as páginas do seu relatório, na mesma posição em cada página. Portanto, isso pode ser usado para cabeçalhos e rodapés, ou talvez um importante scorecard de KPI que você deseja exibir em cada página.
Para acessar essa opção, clique com o botão direito do mouse no elemento que deseja duplicar nas páginas e selecione a última opção “Criar nível de relatório”.
No GIF a seguir, o gráfico de marcadores é duplicado em todas as 3 páginas:
Observação: tornar um elemento de gráfico em nível de relatório também o remove de ser governado por quaisquer filtros que você tenha nessa página.
6. Criando campos calculados
Por fim, a dica mais técnica das 6. É possível definir novos campos de dados para usar em seus gráficos e relatórios.
O que quero dizer com isso?
Você pode adicionar novos campos ao seu conjunto de dados, que você cria por meio de um cálculo personalizado com campos de dados existentes.
Vou mostrar dois exemplos, um exemplo simples e um KPI que é um pouco mais útil.
Primeiro, criando um campo calculado para mostrar a dimensão Média em maiúsculas, em vez da mistura de minúsculas e formato adequado do padrão. Isso é feito aplicando uma fórmula básica à dimensão Média.
Esta é a aparência da tabela com a dimensão média padrão:
Veja como as diferentes categorias na coluna Média estão mostrando algumas com maiúsculas, outras sem. É confuso, então vamos consertar isso.
Em fonte de dados nas configurações da página, clique no ícone de edição à direita da fonte de dados:
Isso abre o painel de dados, mostrando todos os campos atuais em nosso conjunto de dados.
É aqui que podemos adicionar um novo campo calculado, que ficará disponível para uso em nossos gráficos. Clique no pequeno sinal de adição azul acima da lista atual de campos para adicionar um novo:
Dê ao campo calculado um nome significativo para que você possa encontrá-lo facilmente mais tarde. Neste exemplo, estou deixando o campo ID sozinho. Eu insiro uma fórmula na caixa de entrada Fórmula:
A fórmula é:UPPER(Medium)
Clique em “Criar campo” no lado direito e o Google adicionará este novo campo calculado à longa lista de campos no conjunto de dados:
Observe o pequeno fx
ao lado do nome do seu campo calculado, para mostrar que, bem, é um campo calculado , baseado em uma fórmula.
Agora este campo estará disponível para uso em seus gráficos. Crie uma nova versão da tabela original, mas substitua Medium por Upper Medium (o novo campo calculado). A nova tabela fica assim:
Olhando muito mais consistente certo? Embora isso possa não ser preferível, este exemplo ilustra um campo calculado básico.
Notou algo diferente? Há menos entradas, porque as diferenças anteriores, por exemplo, “newsletter” e “Newsletter” em nosso original, agora foram agregadas uma vez que agora são idênticas, por exemplo, “NEWSLETTER”.
Para outro exemplo de um campo calculado, vamos criar um KPI útil que podemos exibir em nosso painel. Quero entender a qualidade do tráfego vindo de cada fonte, em termos de qual porcentagem completa uma “meta” designada (ou seja, realiza alguma ação que queremos que o usuário faça, por exemplo, fazer uma compra ou se inscrever em um e-mail Lista).
Então, quero criar um novo campo calculado que mostre as conclusões de metas divididas pelo número de sessões e mostre isso como uma porcentagem.
Seguindo os passos acima, com a seguinte fórmula, dá:
Após clicar em Criar, essa nova métrica “CQI” é adicionada à nossa lista de campos no conjunto de dados:
Observe como alterei o “Tipo” para “Porcentagem”, em vez de deixar como um número decimal. Agora está pronto para usar em nossos relatórios:
Leia mais sobre campos calculados nos documentos oficiais do Google .